Situação do Aluno

O módulo Situação do Aluno é a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, no final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar.

O fluxograma abaixo apresenta as informações que devem ser declaradas no módulo Situação do Aluno.

Fluxograma de matrícula inicial

Cronograma de atividades

Atividades Data
Período de coleta de dados 01/02/2017 a 17/03/2017
Divulgação preliminar 03/04/2017
Período de retificação 03/04/2017 a 18/04/2017
Publicação Final 12/05/2017

Orientações de preenchimento

O preenchimento dos dados é feito diretamente na Internet, por meio do sistema EducaCenso. Os gestores dos estabelecimentos escolares, responsáveis pelo preenchimento, devem acessar o sistema, utilizando seu CPF e senha cadastrada.

Para auxiliar no preenchimento, o Inep disponibiliza documentos, textos e vídeos  com orientações específicas sobre a coleta da Situação do Aluno. Veja nos itens abaixo:

Migração

Aqui você encontrará as orientações necessárias para realizar a migração de dados para o sistema EducaCenso. Você pode fazer o download dos arquivos com as instruções e o layout de migração.

Para esclarecer eventuais dúvidas ou obter mais informações sobre o processo de migração, os técnicos da equipe da Coordenação Geral do Censo Escolar/Inep podem ser contatados através dos telefones (61) 2022-3159, (61) 2022-3155 e (61) 2022-3133.

Controle de qualidade das informações da Situação do Aluno

As informações da situação do aluno são fundamentais para o acompanhamento da trajetória escolar dos alunos informados no Censo. Além disso, os dados são utilizados para o cálculo das taxas de rendimento que subsidiam o cálculo do Ideb – Índice de desenvolvimento da Educação Básica. Acesse, abaixo, textos informativos sobre a qualidade das informações da Situação do Aluno e sobre cálculo das taxas de rendimento:

Página atualizada em: 20 outubro 2015